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Você conhece a corrida natural?

A corrida natural - sobre a qual fala o livro Nascido para Correr, do jornalista americano Christopher McDougall - vem ganhando adeptos. Algumas pesquisas sugerem que ela diminui o impacto e o risco de lesões. Você sabe como ela funciona? 

A ideia é usar calçados que interfiram menos na sua anatomia: modelos com menos amortecimento, mais flexíveis e leves, sem desníveis significativos entre o calcanhar e a parte da frente dos pés. Outra alternativa é correr descalço.

Sem um amortecimento "artificial", a pisada precisa melhorar para diminuir o impacto. Com isso, com o tempo, sua postura melhora, assim como sua técnica, em geral.

Para aprimorar a técnica, comece a correr sem tênis ou com tênis minimalistas aos poucos - corra cerca de 200 metros no final dos treinos e vá aumentando a distância. Se optar por correr descalço, prefira a grama ou a areia para começar.

A é preciso trabalhar, também, a posição do corpo na corrida natural. Mantenha o tronco reto, levemente inclinado para a frente, e o quadril estável. Encurte as passadas e aumente a cadência. A passada realizada com o meio e a parte da frente do pé faz com que o tempo de contato com o solo seja menor. E quanto menor o tempo, mais eficiente e rápida será a corrida. 

Lembre-se: qualquer alteração nos treinos deve ser trabalhada juntamente com seu treinador. Fique de olho, também, na resposta de seu corpo. Se sentir dores, diminua o ritmo ou reavalie as mudanças.

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