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Vença o cansaço no triathlon

O cansaço acontece, mas pode acabar com treinos e provas quando não sabemos lidar com ele. A boa notícia é que existem alguns truques simples para superar essa sensação desagradável e completar os percursos. 

Hoje, separamos algumas delas. Anote:

1. Treine sua resistência psicológica

A resistência psicológica é tão importante quanto a resistência física. Por isso, invista em treinos longos, que não apenas vão aumentar a sua força, mas a sua habilidade de permanecer bastante tempo em movimento sem dar o braço a torcer para o cansaço, tédio e outros sentimentos incômodos que possam surgir.

2. Aprenda a descansar em movimento

O esforço está ficando difícil de suportar? Ao invés de parar, aprenda a descansar enquanto se mantém em movimento. Diminua o ritmo, respire profundamente, conserte a postura e continue!

3. Tenha truques mentais de "emergência"

Pode ser lembrar de seus objetivos, visualizar o fim da prova, começar a prestar a atenção na paisagem. Qualquer coisa que ajude a tirar a cabeça do cansaço e distrair os pensamentos, mesmo que por alguns minutos, pode ajudar muito. 

4. Divida o desafio em etapas menores

Não pensa na prova como um todo. Divida-a em pequenas etapas a serem cumpridas: primeiro a natação, depois o pedal, depois a corrida. Ou, no caso de uma maratona, por exemplo, você pode dividir a prova em etapas de 10km. Isso torna o objetivo mais "alcançável" e fica mais fácil manter a motivação.

5. Não tenha medo de parar

Se o problema for mais sério que um cansaço, pode ser melhor parar. Por isso, avalie se o que você sente é desgaste ou se pode ser uma lesão ou mal-estar. Em alguns casos, é melhor deixar a prova e evitar problemas maiores depois.

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