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Melhore seu rendimento nas subidas

As subidas costumam assustar os atletas pelo esforço exrta - que pode, dependendo do trajeto, causar uma exaustão maior e comprometer o desempenho nas provas e treinos. Mas a boa notícia é que até mesmo estes trechos mais intensos podem ser treinados e melhorados. 

Para superar as subidas, é importante que as condições cardiovasculares e biomecânicas estejam bem desenvolvidas. Para isso, treinos intervalados, fartleks e treinos que combinam força e educação do movimento podem fazer uma grande diferença. Tentar incluir trechos com subidas nos treinos semanais também é uma ótima prática - para ganahr as subidas, não fuja delas!

A musculação também é importante. Nela, o atleta trabalha o reforço muscular. Exercícios como o leg press e agachamento, por exemplo, podem fazer bastante diferença - eles proporcionam um suporte melhor, uma vez que reforçam a musculatura, aumentando não apenas o poder dos músculos mas também sua estabilidade. De quebra, você ainda previne lesões em geral.

Além do preparo, é recomendável prestar atenção à técnica. Nas subidas durante a corrida, por exemplo, mantenha o corpo levemente inclinado para frente, de forma confortável, e trabalhe o impulso com os braços. A postura aumenta o impulso. No ciclismo, cuidados como aprender a usar adequadamente as marchas e fazer um bike fit são indispensáveis. Trabalhe também a parte psicológica: nada de ficar repetindo para você que o desafio é difícil ou insuperável. Foque em manter o esforço, os batimentos e o ritmo mais adequados.

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