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Intensidade ou resistência?

Treinos intensos ou treinos longos: qual você acha que faz mais bem para nosso organismo? Segundo um estudo da da Universidade de McMaster, em Ontario, Canadá, tanto os exercícios de curta duração e alta intensidade quanto os mais longos e de menor intensidade trazem benefícios para saúde.

Por isso, se seu objetivo é apenas manter-se saudável, você pode optar pelas duas opções - a pesquisa revelou que um minuto de esforço intenso é tão eficaz para a melhora da capacidade cardiovascular quanto 45 minutos de exercício moderado.

No estudo, foram analisadas a capacidade física e aeróbica de 25 homens sedentários. Depois, os participantes foram divididos em três grupos. Um deles não modificou em nada sua rotina para ser o grupo-controle da pesquisa; o segundo começou uma rotina típica de treino de resistência, pedalando em ritmo moderado durante 45 minutos, com dois minutos de aquecimento e três minutos de desaquecimento; o terceiro começou um treinamento intervalado, pedalando com intensidade máxima durante 20 segundos e depois a uma intensidade baixa por dois minutos, repetindo a série três vezes.Todo o treino durava dez minutos, com apenas um minuto de treino extenuante - três séries de 20 segundos de sprint. Ao final do estudo, o grupo de resistência havia pedalado 27 horas e o de intensidade apenas seis, com 36 minutos de esforço extenuante.

Ao examinar novamente os participantes, os pesquisadores descobriram que os dois grupos que treinaram tiveram melhora praticamente idêntica em termos de saúde. A resistência dos atletas aumentou quase 20%, a resistência à insulina também melhorou e houve um aumento na produção de energia e melhora no consumo de oxigênio. Ou seja: se você deseja melhorar a saúde, treinos de dez minutos com um minuto intenso podem trazer tantos benefícios quanto os treinos de 45 minutos moderados. Mas, lembre-se: sempre que optar por iniciar ou mudar uma atividade física, sempre procure a orientação de um treinador!

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