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Que dor é essa?

Durante os treinos, é comum sentir dores pelas mais variadas causas. E saber identificar a dor é essencial para encontrar a causa e o tratamento com mais rapidez e eficiência. Existem dois tipos de dores frequentes na prática do esporte: a dor aguda e a dor muscular tardia.

A dor aguda é aquela sentida durante e logo depois dos treinos e provas. Ela é consequência da ação de substâncias químicas produzidas pelo corpo durante o movimento - substâncias que são eliminadas naturalmente pelo corpo. A dor aguda é um sinal de cansaço do organismo e deve desaparecer, naturalmente, em alguns dias. A prática de exercícios físicos leves neste período pode ajudar a acelerar este processo.

Já a dor muscular tardia, ou DMT, geralmente aparece quando mudamos o treino, fazemos um esforço maior ou retomamos os treinos depois de um tempo parados. A DMT pode aumentar nas horas que seguem o exercício, chegando ao ápice em até 72 horas. Entre os sintomas, estão a dor com o toque, restrição dos movimentos e diminuição da força muscular. Os sintomas podem continuar por alguns dias.

A recuperação da DMT envolve uma pausa nas atividades mais intensas e alongamentos leves. Em alguns casos, pode ser necessário tomar um anti-inflamatório indicado pelo médico. O gelo também pode ajudar.

É importante lembrar que dores frequentes e insistentes podem indicar lesões e é importante consultar um médico o quanto antes, para evitar que possíveis machucados se agravem - o que pode prolongar o tempo de tratamento.

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